Quando eu vejo o comportamento do meu filho e de outras crianças, eu penso logo: "O que faz com que meu filho esteja se comportando tão mau, ou fazendo birras, ou batendo nas pessoas a volta?"
Ai é que está o erro, pois na verdade eu deveria estar questionando o que na verdade eu ando fazendo ou não fazendo para meu filho estar reagindo desta maneira.
Existem muitas coisas que fazemos de maneira tão automática, por impulso, que só reparamos depois do resultado. E muitas das vezes nós não sabemos que na verdade a maneira que andamos educando nossos filhos, fazem eles reagirem de maneira ainda pior. Que educação é essa que faz nossos filhos serem tão mal comportados?
Bem, a lista é grande, e se você reparar, é a mesma que nossos pais, avós e tataravós usaram para educarem seus filhos.
Repare bem:
1- Bater: Muitos pais batem ou espancam seus filhos, por não ter paciência para entender o que a criança está tentando expressar ao fazer uma birra, ou comportar-se mal.
2- Gritar: Nós gritamos muito com nossos filhos. Você gosta quando alguém grita com você? Por isso pense melhor quando você gritar com seus filhos.
3- Colocar de castigo: Nem sempre resulta por que a criança não percebe o porque dela ter sido deixada longe dos seus pais.
4- Chantagear: Você não vai mais dar a criança um brinquedo ou não vai mais levar para passear se ela não fizer o que você quer. Se você reparar, ela vai começar a usar o mesmo método com você e com outros, para conseguir o que quer. Espertinha ela, hein!
5- Usar a razão: Se você tentar usar a razão com a criança explicando que não pode morder as pessoas ou fazer birra porque é feio é o mesmo que entrar em um ouvido e sair no outro. Não surte efeito.
6- Oferecer doces ou brinquedos: Dar doces ou um brinquedo para que elas parem uma birra ou um mal comportamento.
7- Ceder diante uma birra: Se você ceder quando ela fizer birra, ela vai entender que você vai sempre ceder. Por isso mantenha-se firme na sua decisão.
Uma criança faz birras ou porta-se mal porque tem uma tensão guardada, se nós usarmos os métodos acima descritos para apaziguar estas birras, choros ou mal comportamentos, vamos estar criando ainda mais tensão em uma criança. Por isso o que você deve fazer para mudar estes comportamentos é dando atenção ao seu filho, sem alimentar a birra, mas dar valor ao sentimento que seu filho esta vivenciando. Parece contraditório, mas tentando descobrir o que seu filho necessita pode ser mais fácil do que usar algum método acima para mudar seu comportamento. Ele pode estar sentindo a sua falta, e se ele precisa de você, esteja com ele.
Ele pode estar com fome, pode estar cansado, com sono, muito excitado.
Se seu filho esta chorando, deixe ele chorar, esteja junto dele, sem gritar nem pedindo para ele ficar calado, deixe ele liberar esta tensão com o choro, até para nós chorar faz tão bem, descarrega nossas tensões.
As crianças também possuem tensões e o choro é uma boa terapia para descarregar estas tensões guardadas. Mas esteja sempre presente neste momento de tristeza do teu filho.
Quanto mais próximo você estiver do seu filho, no momento que ele precisa de você, mais próximo será o relacionamento de vocês e mais compreensível e menos birrentos ele ficará.
Claro, você vai precisar de muita paciência, mas lembre-se que seu filho precisa de você e você pode dar isto a ele. Seu filho não vai deixar de usar seus truques para tentar mudar a situação ao seu favor, mas se você manter este método, seu filho vai começar a reagir diferente, vai aprender respeito e amor, ele vai aprender com você como é um relacionamento de verdade.
Sem comentários:
Enviar um comentário