quinta-feira, 17 de março de 2011

Nossos pensamentos influenciam nossos filhos!

Imaginando que muitos de nós pensamos o tempo todo e muitas vezes deixamos nos levar por estes pensamentos, sejam eles bons, construtivos ou pensamentos negativos ou até mesmo destrutivos.
Agora imagina que estes pensamentos podem ser absorvidos pelos nossos filhos. Será? Sim. Para tal vou transmitir uma estória que foi contada por uma professora de uma Escola Waldorf.


O filho mais velho da Professora Ana tinha um sonho, que era pilotar helicópteros no sul do Pacífico. Este trabalho é cheio de aventuras e envolve 42 horas de viagem, sendo que o helicóptero teria que descer a um barco de pesca chinês e fazer a viagem de volta apartir deste barco.

Na mesma noite, Professora Ana recebeu a chamada de seu filho contando que tinha conseguido o emprego. A Professora Ana estava animada, nervosa, preocupada com seu filho. Foi um grande choque. Ela  deveria tomar muitas decisões para colocar em ordem todas as coisas antes de seu filho partir.

No dia seguinte, Professora Ana foi para a escola onde dava aulas, carregada de emoções. Ela estava preocupada e animada sobre o que estava por vir. Claro, ela não ia "falar às crianças" sobre o que estava acontecendo, mas quando chegou o momento das crianças desenharem, algo estranho aconteceu ... Cinco das treze crianças na sala de aula desenharam helicópteros. Uma das crianças desenhou um helicóptero em um barco de pesca.

A Professora Ana ficou assustada e intrigada ao mesmo tempo, já que as crianças nunca tiveram o hábito de desenhar helicopteros e nem tinham sido indicadas para o fazerem.


Esta história é muito poderosa, porque mostra como as crianças absorvem cada pequena coisa. Cada nuance. Cada gesto. Cada pensamento. Todo sentimento que temos. Elas são como livros abertos e absorvem os nossos pensamentos e emoções em suas vidas.

Como esses cinco alunos saberiam que a Professora Ana estava pensando em helicópteros, quando ela não lhes disse nada? Eles não podiam. Eles absorveram os sentimentos e emoções sobre helicópteros e colocaram para fora.

O que isto significa para nós como pais, é, ao estarmos com nossos filhos, sempre que possível, é preciso verificar a nossa bagagem emocional sempre que chegamos a casa. Quanto mais presentes e concentrados estamos,  menos as nossas crianças absorveram 'nossas coisas'. Eu sei que isso é difícil, difícil às vezes, mas é muito importante para a saúde dos nossos pequeninos.

É importante saber que seu filho absorve cada pensamento, cada idéia e cada ação.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário