Educação democrática ou "paternidade democrática " é a conexão e inclusão da criança no processo da paternidade. Para a criança a apreciar a vida e ter um julgamento apropriado a sua idade, ela deve se sentir conectada com outras pessoas e seu ambiente. Ela precisa sentir que "pertence" e mantém um status importante na vida.
Com pais democráticos, todos têm uma participação no poder - incluindo o filho. Quando esta sensação de poder é compartilhado com a criança, não há necessidade de lutas pelo poder, tornando a cooperação natural e fácil.
Os métodos utilizados para pais democráticos permite que a atmosfera do lar estaja relaxada, ordenada e flexível. Os pais dão amor incondicional, modelando, incentivando, ouvindo os sentimentos e respeitando as conseqüências naturais de seus filhos, conhecendo suas reais necessidades.
Nessa atmosfera descontraída, a criança é sempre encorajada a resolver problemas. Ter reuniões regulares de família em um ambiente de apoio são outras opções além do "resolver problemas ".
Este ambiente democrático ajuda a criança a se sentir conectada e amada, e os pensamentos e ideias da criança são incorporadas no processo de decisão da família, fazendo com que a criança se sinta feliz, segura, confiante e bem amads, passando a ter assim a sua auto-estima elevada.
Todo o tempo, as crianças estão aprendendo a auto-disciplina, responsabilidade, capacidade de resolver problemas, respeito, consequências naturais, desenvolvimento de pensamento inteligente e cooperação.
O que vemos futuramente, no adolescente é o amor e o respeito entre os pais e a criança. Como as necessidades da criança foram ouvidas, e ela se sente amada e conectada a seus pais e aos outros membros da familia, ela não sente necessidade de se rebelar ou de se afastar.
Para saber mais informações sobre os métodos desta parentalidade democrática, veja o livro The Happy Child Guide.
Sem comentários:
Enviar um comentário